08 de fevereiro de 2018

Cresol e BRDE comemoram 20 anos de parceria no Show Rural



Um dos fundadores da Cresol e ex-presidente, o deputado federal Assis do Couto participou da comemoração ao lado do presidente do BRDE, Orlando Pessuti

A Cresol (Sistema de Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária) comemorou ontem (07), durante o Show Rural Coopavel 2018, os 20 anos da assinatura do primeiro Termo de Parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul). A parceria garantiu aos cooperados o acesso à linha de Pronaf Investimento. Um dos fundadores da Cresol e presidente à época, o deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) participou da comemoração ao lado do presidente do BRDE, Orlando Pessuti, dos atuais diretores da Cresol e de agricultores familiares cooperados.
 
“Nós tínhamos um sonho longo de poder melhorar a propriedade e através da Cresol e do Banco BRDE nós conseguimos realizar”, comemorou o agricultor familiar Clarici Cavagnole, que financiou uma colheitadeira no valor de R$ 525 mil.
Assis do Couto, que em 2003 deixou a diretoria da Cresol para assumir seu primeiro mandato de deputado estadual, falou da importância da parceria entre as duas instituições. Hoje são em torno de 30 mil contratos. E eu creio que nós não temos inadimplências nesses anos todos porque são projetos bem organizados.  E o mais importante é que nossos produtores se deem bem e melhorem a renda. Sem dúvida nos últimos anos a oferta de crédito subsidiado aumentou sim. Eu quero ver o país que se deu bem na agricultura sem subsidiá-la? E por isso que eu votei contra a Medida Provisória n.º 777, que agora já virou lei, que trocou a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) pela TLP (Taxa de Longo Prazo), que é um tiro mortal na agricultura familiar”, considerou Assis do Couto.
 
O parlamentar avaliou ainda que a oferta de crédito para os produtores rurais e todos aqueles que produzem riquezas para o Brasil e não especulam com o Sistema Financeiro é importante para o sucesso da atividade.
 
Orlando Pessuti lembrou a amizade de mais de 20 anos com Assis do Couto e falou da história do cooperativismo de crédito voltado para a agricultura familiar. “A gente viu a Cresol surgir, o Fundo de Aval Garantidor dos Empréstimos da Agricultura Familiar nós discutimos muitas vezes com o Assis do Couto para ajudar estruturar tudo isso. Então nós estamos todos juntos e misturados, temos a mesma origem da agricultura familiar. Fico feliz de nesse momento da minha vida poder continuar trabalhando com aqueles com quem sempre trabalhei”, relatou Pessuti.
 
O Diretor-Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, exaltou a o trabalho em conjunto com as duas instituições e afirmou que o Sistema Cresol é hoje o que é graças a essa parceria de 20 anos com o BRDE.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa


URL encurtada: https://goo.gl/aUzfFf




ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba novidades exclusivas do Deputado em seu e-mail.

Preencha todos os campos!