04 de julho de 2018

Assis do Couto se reúne com agricultores familiares em Mariópolis



O parlamentar aproveitou a visita para conhecer a estruturar da Vinícola da Cooperativa São Francisco de Salles

Em visita ao município de Mariópolis, Região Sudoeste do Paraná, o deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) se reuniu com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) e visitou a Vinícola São Francisco de Salles. O parlamentar aproveitou a oportunidade para discutir as demandas do município e entregou ao prefeito, Neuri Roque Rossetti Gehlen, ofícios de emendas nas áreas de saúde e agricultura, ambas de 2018.

O presidente do STR, Juvenildo Mascarelo, ressaltou a atuação do deputado em prol da Agricultura Familiar.  “O trabalho do Assis em prol da Agricultura Familiar foi essencial, na criação do Pronaf, PAA, PNAE, e também na estruturação da produção de leite e na viabilização de máquina agrícolas e, atualmente, grandes máquinas, como plantadeiras e tratores”. 

À noite o parlamentar esteve presente na Cooperativa São Francisco de Sales, onde foi recebido pelos associados e conheceu toda a estrutura da Vinícola além de receber reinvindicações dos produtores.
Depois de um período de baixa produção, a Cooperativa está retomando as atividades e intensificando a produção de vinhos, sucos, geleias e doces. Formada por 60 famílias que sobrevivem exclusivamente da produção de uvas e seus derivados, os cooperados estão trabalhando para conseguir a autorização para a produção de sucos na vinícola. A estrutura e o maquinários já estão disponíveis, faltando apenas a liberação do sistema de inspeção sanitária. Outra demanda da cooperativa é aquisição de um filtro para melhorar a qualidade do vinho produzido.

Atualmente a cooperativa produz cinco tipos de vinhos, sendo tinto seco, tinto suave, rosé suave, Niágara seco e o Niágara suave, além de suco artesanal, doces e geleias.

O presidente da cooperativa, Valdir Fabris, solicitou ao deputado Assis do Couto auxílio para a aquisição de equipamentos para poder ampliar e melhorar a produção de vinhos e seus derivados. O parlamentar afirmou que vai avaliar de que forma poderá destinar recursos para a aquisição dos equipamentos.

Para o vereador Ferreira (PDT), do PDT, agradeceu a visita do deputado Assis e às emendas destinadas ao município. “É importante a união de pessoas em prol da sociedade melhor organizada para poder solicitar melhorias, mas tem de fazer isso com pessoas honestas e o Assis é assim”, ressaltou. “Além da saúde, que é fundamental, as emendas destinadas pelo deputado Assis vão contribuir para o fomento da agricultura familiar no município”, completou.



Fonte: Assessoria de Imprensa


ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba novidades exclusivas do Deputado em seu e-mail.

Preencha todos os campos!