02 de julho de 2018

Agroindústria é caminho para fortalecer a Agricultura Familiar, avalia Osmar Dias



O deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) acompanhou Osmar Dias na assembleia da Fetaep

“O grande salto que a Agricultura Familiar do Estado do Paraná pode dar é através da agroindústria”. Esta foi a avaliação feita pelo pré-candidato do PDT ao Governo do Paraná, Osmar Dias, durante assembleia geral da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) em Curitiba. Além da industrialização da agricultura Osmar Dias ressaltou, entre outros pontos, a importância da sucessão familiar no campo e das parcerias com municípios e cooperativas para desenvolver programas de melhoramento genético que beneficiem o setor. O deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) acompanhou Osmar Dias na Fetaep.

Para o ex-senador, é necessário agroindustrializar para aumentar a renda do agricultor. E para fortalecer a agroindústria, Osmar Dias defende parcerias com as universidades estaduais e institutos federais tecnológicos. “O agricultor precisa ser também um empreendedor treinado e capacitado para isso. As universidades e os institutos têm que ser utilizados para oferecer cursos tecnológicos”, observou para um público de mais de 100 dirigentes de sindicatos de trabalhadores rurais.

Outros pontos que precisam ser resolvidos para fortalecer a agroindústria, na avaliação do pré-candidato, é o sistema de inspeção sanitária e a melhoria no sistema de comercialização da produção através da Ceasa. “Precisamos reformar a Ceasa, fazer uma em Ponta Grossa e uma no Norte Pioneiro. E colocar mini Ceasas para dar estrutura para os agricultores familiares comercializarem a sua produção”.

O investimento em tecnologia para melhoramento genético também foi abordado por Osmar Dias. Ele defende uma parceria com os municípios e cooperativas familiares para desenvolver um programa de inseminação artificial. “O grande e o médio (produtor) têm dinheiro para comprar um bom reprodutor e melhorar a genética, mas o pequeno não”, afirmou ao observar que o incentivo para melhorar a produtividade com tecnologia se dará somente através do governo.

Com o melhoramento genético, Osmar espera aumentar o programa leite das crianças. “Além de alimentar melhor as crianças carentes via escolas, aumenta o mercado da agricultura familiar, dando exclusividade para o agricultor familiar entregar esse leite”, disse ao observar que hoje 80% da produção leiteira vêm da agricultura familiar.

A sucessão familiar é também um tema que será tratado com prioridade, segundo Osmar Dias. O pré-candidato falou que pretende levar cursos profissionalizantes, e também resgatar o programa Jovem Aprendiz para o campo via internet. Para isso, a proposta é garantir internet no campo via fortalecimento da rede de fibra óptica da Copel Telecom. “O jovem quer renda, mas também quer os benefícios que a cidade oferece. E se você incentivar esse jovem no campo, ou ele permanece no campo, ou tem alguma atividade na cidade ligada ao campo”.

Osmar Dias também garantiu parceria com a FETAEP na reforma da Previdência.  “A reforma da Previdência tem que começar pelos privilégios. Quem quebra a previdência são os bancos, as grandes empresas devedoras, os grandes privilegiados dos empregos públicos, inclusive, que depois de sugar muito tempo o governo, continuam sugando com aposentadorias milionárias”, finalizou.


Fonte: Assessoria de Imprensa


ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba novidades exclusivas do Deputado em seu e-mail.

Preencha todos os campos!