24 de junho de 2018

Assis discute Agricultura Familiar e abertura dos parques na Região Oeste



O parlamentar visitou os municípios de Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Matelândia e Céu Azul

O deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) concluiu, na sexta-feira (22), uma rodada de visitas a vários municípios da Região Oeste do Paraná. O parlamentar participou de reuniões com prefeitos, vereadores, agricultores familiares e portadores de necessidades especiais (PNEs) nos municípios de Serranópolis do Iguaçu, Medianeira, Matelândia e Céu Azul.

Em todos os municípios, Assis do Couto discutiu os cenários políticos Nacional e Estadual e falou das ações em defesa da Agricultura Familiar e dos demais segmentos em que atua, a exemplo dos PNEs e dos caminhoneiros.

Em Serranópolis do Iguaçu, além de discutir emendas para a compra de maquinários agrícolas e incentivo à Agricultura Familiar, Assis do Couto falou sobre a importância de abrir os parques nacionais para a exploração das atividades de turismo. O município, que possui mais de 50% do seu território dentro do Parque Nacional do Iguaçu, espera que com a nova Lei 13.668/18, novas oportunidades para a exploração do potencial turísticos possam ser desenvolvidas.

De acordo com o prefeito Luís Carlos Ferri, o fechamento da Estrada do Colono, além de dificultar o contato entre os familiares que residem em Serranópolis com os que residem em Capanema, provocou uma queda brusca no desenvolvimento da região. “É uma estrada que faz o intercâmbio entre Serranópolis e Capanema, 17 km até o Rio e depois mais 17 até Capanema. Hoje precisamos fazer um trajeto de mais de 200 quilômetros até Capanema. Além disso, depois que fechou o parque não tem mais uma expectativa de as pessoas virem morar aqui e de desenvolver o município. Se tivéssemos pelo menos a possibilidade de desenvolver a questão turística iria ajudar bastante”, ponderou o prefeito.

A Lei 13.668/18, além definir novas regras para a aplicação de recursos da compensação ambiental, permite a exploração de atividades de visitação voltadas à educação, preservação e conservação do meio ambiente. O deputado Assis do Couto foi o presidente da Comissão Mista que analisou a matéria no Congresso Nacional.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medianeira, Sebastião Julião Alves, que acompanhou as visitas aos municípios e falou da importância da atuação do deputado Assis em defesa da Agricultura Familiar. “O Assis é o maior representante da Agricultura Familiar no Congresso Nacional, além da Lei da Agricultura Familiar e de toda a sua defesa em relação a Previdência Rural, é um parlamentar que conhece as necessidades do setor porque tem sua origem no campo, é também um agricultor familiar”, ressaltou.



Fonte: Assessoria de Imprensa


ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba novidades exclusivas do Deputado em seu e-mail.

Preencha todos os campos!