09 de abril de 2018

Assis do Couto participa de inauguração calçamento em Salgado Filho



Os recursos para as obras são provenientes de uma emenda parlamentar individual

“Eu não pensava em ter calçamento como nós temos. Acabou o barro. Antes eu tinha que sair de pé no chão, de calça arregaçada. Hoje saio de chinelo, hoje temos tudo, está muito bom”. O depoimento é do senhor João Beola, morador da Rua Aurélio Ortigara, em de Salgado Filho (PR), e um dos muitos beneficiados com o calçamento inaugurado no último sábado (07). Na ocasião, foram entregues à população três trechos de calçamento, com passeio público, em ruas do perímetro urbano do município. Os recursos para as obras são provenientes de uma emenda parlamentar individual do deputado federal Assis do Couto (PDT-PR).
 
Fundado há 53 anos, o município de Salgado Filho está localizado na região Sudoeste do Paraná e é conhecido como a terra do vinho e do queijo. Com pouco mais de quatro mil habitantes, possui a economia baseada na agricultura familiar, de forma que os investimentos as ações de incentivo ao setor refletem de diretamente na economia e na qualidade de vida da população.
 
Nesse sentido, o prefeito Helton Pedro Pfeifer destacou a importância da parceria com o deputado Assis do Couto, que tem trabalhado pelo fortalecimento da Agricultura Familiar não só através de emendas, mas através da sua atuação na Câmara dos Deputados. “O deputado Assis é muito presente no município devido a característica do seu trabalho, sempre acreditando na Agricultura Familiar, acreditando no meio rural e acreditando na produção de alimentos com qualidade, o que nós fazemos com muita competência. Mas para isso nós precisamos de leis, e são essas através dessas leis que o deputado vem lutando e trabalhando para que a gente possa organizar a agricultura familiar, especialmente o nosso turismo rural e nossas agroindústrias, aqui do sudoeste do Paraná”, ressaltou.
 
O prefeito destacou ainda que além dos trechos de calçamento inaugurados no sábado, muitas outras ações foram possíveis graças à parceria com o parlamentar. Ainda na área de infraestrutura, Helton destacou o trecho de recapeamento asfáltico que dá acesso ao parque onde é realizada a Festa do Queijo e do vinho, a destinação de uma retroescavadeira, a construção da quadra de esportes da APAE e recursos para a Saúde. “O Assis tem destinado recursos para a saúde não só do município, mas para toda a região Sudoeste. Colocou recursos muito importantes que vêm ajudar tanto em exames, para os 27 municípios, como também em equipamentos que fazem parte da melhoria na qualidade da saúde”.
 
Agricultura Familiar
 
Assis do Couto destacou que a sua identidade com Salgado Filho vem antes de sua atuação como deputado federal, quando ainda era coordenador do Fundo de Crédito Rotativo, que originou o Sistema Cresol, e que na época financiou muitos grupos de produtores de queijo da região.  “Desde 2003 nós praticamente colocamos todos os anos alguma coisa aqui em Salgado Filho. Além do asfalto e do calçamento, anunciamos uma retroescavadeira hidráulica para a secretaria de viação e obras, estamos também discutindo quais as prioridades para 2018, principalmente na área de saúde. Mas é importante destacar que a nossa função enquanto parlamentar é muito mais ampla. Uma lei que nós aprovamos lá, o município de Salgado Filho também se beneficia porque é para o Brasil inteiro. E se nós temos hoje uma agricultura familiar forte, uma aposentadoria rural estruturada e programas para a agricultura familiar é porque a gente também cuidou disso enquanto parlamentar, com a lei da Agricultura Familiar”, frisou Assis, que é o autor da Lei n.º 11.326/06.
 
O vereador Gilberto Luiz Rech, o Betinho, que também é morador de uma das ruas beneficiadas com o calçamento, falou da importância da obra. “Com certeza mudou tudo. Um município com 53 anos e agora que saiu. Essa era uma das ruas mais difíceis de ser aprovada pela caixa porque precisou de um investimento grande em muro. Hoje é um sonho e uma conquista, não só para mim como morador e como político, mas para todos os moradores do bairro e a gente se sente grato e por isso vale a pena estar na política”, afirmou.
 
Da mesma forma, o vereador Elias Klein, que está como secretário de Viação e Obras, falou da importância da parceria com o deputado Assis. “Essa rua, antes era chamada de picadão e hoje está muito bonita e com uma infraestrutura muito boa. Além disso está vindo uma retroescavadeira e para nós, quem somos um município agrícola, será muito bom, além dos recursos par a Saúde”.
 
APAE
 
O presidente da APAE, Volmir Anater, falou da importância da parceria de Assis do Couto com a instituição. Além da quadra coberta, o parlamentar já destinou vários recursos para manutenção, compra de materiais e estruturação da APAE e, para este ano, viabilizou uma emenda de R$ 95 mil para a saúde que será destinada à instituição. “Imagino que a gente nem sobreviveria sem esta parceria. Antes da quadra era bem difícil. A gente dependia do município que nos mandasse um transporte para podermos levar para o ginásio municipal. Era um transtorno bem grande e limitava muito a atividade física deles. Agora facilitou sobremaneira”, contou.



Fonte: Assessoria de Imprensa


ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba novidades exclusivas do Deputado em seu e-mail.

Preencha todos os campos!